Você não precisa aprender a se apaixonar por Roma!

Você não precisa aprender a se apaixonar por Roma!

PorClariceMenezes

Roma está lá para ser amada. Uma vez em Roma, haverá sempre a vontade de voltar. Sejamos crédulos e não deixemos de lançar a moedinha na Fontana di Trevi. Comigo funcionou. Retornei após muitos anos ávida por rever a cidade.

Roma é um entrelaçar de ruas, de monumentos que se completam e de descobertas infinitas. Quanto mais você observá-la, mais irá mergulhar num mundo de detalhes: fontes, gárgulas, anjos, santos, colunas, arcos…

Se decidir ir no verão como fui, será preciso se proteger do calor, pois não é nada fácil circular pela cidade. Além das altas temperaturas, você irá disputar espaços com os milhares de turistas que passam por lá todos os anos, especialmente nessa época. Para amenizar o calor há os sombreiros, os deliciosos gelatos e as inúmeras fontes de água potável distribuídas por toda a cidade. Nelas é possível se refrescar e abastecer as garrafinhas, porque Roma é incansável!

Roma faz com que você possa mudar o roteiro a todo instante. A cidade dos imperadores é cheia de surpresas, relíquias e riquezas. Nem irei mencionar a culinária, o cappuccino, o vinho, a pizza, os museus, a arte… Deixarei para o próximo post, porque Roma é incessante!

A cidade eterna é o produto da sua história, o velho e o novo se misturam e é mesmo incrível caminhar, virar uma esquina e se deparar com o Coliseu, o Vittorio Emanuele ou com qualquer outra atração milenar.

Um dos pontos altos da viagem foi a visita ao Pantheon. Da outra vez estava fechado e não pude conhecê-lo. O templo é mágico: sua enorme cúpula com uma abertura circular no topo deixa passar a luz que ilumina todo o ambiente. A experiência foi mais incrível do que eu esperava!

Esta viagem teve um gostinho de família, diferente da outra. Cada um com seu olhar, suas experiências e expectativas, e por mais que já tivéssemos estado em Roma, uma coisa era certa: havia muito o que desvendar ainda. Revivemos momentos que estavam na memória e vivemos outros novos.

Não importa quantas vezes você veja tudo isso, você vai sempre querer ver de novo.

Uma vez Roma, eternamente Roma!

Até o próximo post!

Coliseu: o mais imponente!

DSC01975

Piazza Navona: a mais linda!

DSC02626

DSC02653
Fontana de Netuno
20150808_072005
Café da manhã na Piazza Navona.

 

Pantheon: o mais mágico!

DSC02665

DSC02704B
Pantheon!
DSC02673
Fonatana di Piazza della Rotonda.

 

Capppuccino: o melhor de todos!

20150811_072503

 

Fontana di Trevi: a mais exuberante!

20150806_111821
Em obras…

 

Piazza di Spagna: a mais alegre!

DSC02081
A monumental escadaria, com 135 degraus
DSC02080
No centro da praça a famosa Fontana della Barcaccia

 

Trastevere: a mais charmosa!

DSC02766

DSC02765

DSC02754
Basílica de Santa Maria em Trastevere.

Basílica de São Pedro: a mais Pietà!

DSC02731
Papa Francisco.


Comentários

  1. Cla!
    Amei o post.
    Roma é isso tudo e muito mais.
    Vibrante e ludica, cada esquina uma
    Poesia… Da vontade de voltar!
    Beijo e parabens!